O horário da chuva preta

 

“Manhêêêê! Que horas é a chuva preta?”

“Não sei se vai ter chuva preta. Pera aí, vou atender a porta e depois vejo a previsão do tempo.”

Abro a porta pra receber meu fornecedor de orgânicos, o Zeca, um pequeno produtor que abomina agrotóxico e fez disso uma missão de vida, sem preços exorbitantes, com entrega na porta. Faz mais de 9 anos que sou cliente dele. Ele já se separou, eu já tive outra filha, minhas filhas já viram muitos vídeos das plantações dele, os dele já até se formaram. Ele sabe muito sobre nós e nós sobre ele.

Em meio a poeira que se abateu sobre a cidade e me remete a um cenário do Mad Max, fico quase com medo de ver o Mel Gibson passando na calçada, cumprimento o Zeca. Digo com a cumplicidade de quem se conhece há muito tempo e partilha de princípios básicos de humanidade: “E esse fumacê no ar?” “Uma barbaridade!” ele responde, enquanto pega minhas sacolas.

Quando o conheci, ele e a esposa tinham um restaurante, conversando descobri que todos os alimentos servidos ali eram orgânicos. Eles me contaram que também faziam entrega de hortifruti livres de agrotóxicos. Nesses anos todos de consumo do pequeno produtor já ouvi de muita gente “Ah mas orgânico é mais caro!”, depende, os preços que eu pago, são bem similares e por vezes mais baratos que os do supermercado e da feira. Também já me disseram “Orgânico é tudo feio”, outro mito. Sem contar que os alimentos, por incrível que pareça, duram mais do que os com agrotóxico, acho esse ponto interessantíssimo: as folhas e as pessoas duram mais quando não consomem veneno! Outra descoberta é que há sazonalidade, não é teoria, as frutas e verduras tem época, e não é todo ano que vai ter as mesmas coisas porque é preciso fazer culturas diferentes a fim de preservar o solo, uma tecnologia fantástica!

Em quanto em algum lugar, alguém ouve música ruim, grita aos quatro ventos enfumaçados “Agro é Pop!” e acumula muito capital, me despeço do Zeca. Largo as sacolas na cozinha e eu, aquela pessoa que cada vez ofereço e consumo menos carne, pelo preço e pela sustentabilidade, vou olhar a previsão do tempo, me informar sobre a chuva preta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dedão da patente

Que país é esse?

Momento Olímpica