Homenagens ao dia internacional da mulher

 

O dia internacional da mulher é uma data muito interessante do ponto de vista das homenagens. A maioria dos homens não tem a menor ideia de como agir. Cumprimenta ou não? Se cumprimenta diz exatamente o quê? Quase um: reconheço que tô numa posição privilegiada na sociedade machista, mas tá cômodo assim.

Também tem as empresas que precisam fazer homenagens, já entenderam que não é pra dar rosa e bombom, mas não tem a menor ideia do que fazer. Talvez uma boa ideia fosse igualdade salarial, mas pensar em ações pontuais é mais prático e não muda a estrutura que funciona para quem está no comando. Basicamente é um dia que, a exceção das mulheres que se cumprimentam e geralmente sabem o que dizer umas pra outras, o restante da população fica com cara de quem peidou no recinto.

Esse ano vi muitas homenagens, algumas até muito boas. Outras nem tanto. A empresa em que uma amiga trabalha pagou para as funcionárias um dia no salão de beleza. Não bastasse a homenagem ao dia da mulher ser essa, ainda teve a parte da humilhação pública com a postagem nas redes sociais marcando as colaboradoras. Eu confesso que entendo ela aceitar o presente. A pessoa tem filho pequeno, vive com as contas apertadas, provavelmente se me dessem um free pass num salão de beleza eu tava lá me atirando bem animada. Acho que eu não aceitaria ser fotografada afinal há limites que não podem ser ultrapassados.

Além do mais eu acredito que não há uma mulher que não receba algum tipo de homenagem descabida nesse dia. Eu mesma fui no dia 09 de março, quando pensava que havia passado imune pela data, numa loja de materiais de construção bastante conhecida aqui no Rio Grande do Sul, há alguns anos tínhamos até um governador que gostava bastante dela, fiz minhas compras e ganhei três vasinhos de suculenta. A moça do caixa as colocou em uma sacolinha, me deu muito sorridente e disse: São pra ti pelo dia internacional da mulher. Sorri de volta, agradeci e saí da loja pensando que o movimento de mulheres na loja devia ter sido baixo no dia anterior e por isso eu tinha ganhado três vasinhos de suculenta em vez de um, que sorte a minha!

Cheguei em casa tirei meus vasinhos da sacola e tive a melhor surpresa de todas. Os vasinhos eram envolvidos um a um por uma espécie de cachepô de papel com estampa verde e vermelha e trazia a frase mais adequada para homenagear as mulheres, nesse dia político: Feliz Natal e um próspero ano novo! To até agora emocionada com a homenagem e a valor que a empresa dá pra data tão simbólica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano