Dinos da Silvas Sauros

 

Devo confessar que na década de 90 eu era grande fã da Família Dinossauro. Cheguei a ter um Baby da Silva Sauro de cabeça de borracha e corpo de vulca-espuma, com uma caixa de voz que dizia os clássicos “Não é mamãe!”, “Você precisa me amar!”. Adorava aquele grupo jurássico perfeitamente humanizado. O chefe da família, Dino da Silva Sauro, era cômico, o típico macho cheio de certezas e pouquíssima reflexão. Era cômico justamente por ser um personagem caricato, fictício. O triste é que na vida real esses espécimes existem, mas perdem completamente a graça, ficando evidente só a boçalidade mesmo.

Um episódio que jamais esqueci foi “O dia do arremesso”. Resumidamente neste capítulo a Vovó Zilda, a avó dinossaura personagem que sempre me despertou muito carinho por ser homônima a minha avó, atinge 72 anos. Ao chegar a essa idade os dinossauros do seriado eram tradicionalmente jogados no poço de piche, porque já eram lentos, alguns tinham doenças próprias dessa fase da vida, enfim eram velhos e supostamente atrapalhavam o andamento da sociedade. Ainda segundo a tradição fictícia quem arremessaria a Zilda era o Dino, seu genro. Então, Dino da Silva Sauro fica animadíssimo porque finalmente se livraria da sogra com quem tinha um relacionamento péssimo. Eis que chega o dia e Bob, o mais sensível filho de Dino e Fran, impede o pai de jogar sua avó no tal poço de piche.

Conto tudo isso, só para dizer que em um país que não houve e não há nenhuma tentativa coletiva de controlar uma pandemia, na qual desde o início nos foi deixado bem claro pela ciência ser necessário um acordo comunitário para proteger os mais vulneráveis, cada vez que fico sabendo de um idoso que morreu por Covid e me dizem "Ah, mas também fulano já tava velho" automaticamente a imagem de quem profere as insensíveis palavras começa a sofrer uma transformação na minha cabeça. Passo a enxergá-lo grande, verde, escamoso, de camisa xadrez vermelha meio apertada, boçal tal qual o Dino da Silva Sauro. Eu queria que isso fosse engraçado como o seriado, mas não é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano