Nós merecemos
O mundo descobriu as delícias de Fernanda Torres, aquelas que nós já conhecíamos bem e talvez nem nos déssemos conta do que tínhamos em casa. Ver o sucesso internacional dela é que nem ver gringo experimentando paçoquinha, brigadeiro e caipirinha. Ela que estava ali trivialmente tornando a vida mais divertida através da tv de casa, que em um dia difícil arrancava nossas risadas. A mesma que nos fez chorar tantas vezes no cinema nossas dores nacionais e identitárias.
Minhas filhas precisavam entender esse fenômeno em sua totalidade, que não é só saber que uma grande atriz brasileira está arrebatando as atenções mundo afora com uma história importante, mal contada nos relatórios oficiais, mas bem contada na arte que não aceita apagar memórias e pessoas. Por isso eu e as meninas, começamos a maratonar “Entre tapas e beijos”. Todas as noites Fátima e Sueli arrancam nossas risadas. Joelma embala nosso pós janta e as crianças estão contagiadas pelo fenômeno Fernandinha. Depois que ela abraçou Ariana Grande não tem para mais ninguém. É lindo que criar meninas e vê-las fascinadas por uma mulher que mostra que o Brasil não é só bunda, que sensualidade também vive e vive bem na nossa face cômica e dramática, que idade depois que a gente vira adulta é só um detalhe, que a complexidade de quem somos nos permite ser leves, inteligentes, versáteis, com os pés no chão.
Parece coisa do destino, o Oscar ser no domingo de carnaval não poderia ser algo mais brasileiro. Todo mundo fantasiado, purpurinado, ébrio, suado pronto pra dançar na frente de alguma tv ou telão. Não sei se nossa musa levará o Oscar, mas como eu torço para que leve! Ela merece, nós merecemos. E quando digo que merecemos me refiro a nós mulheres desde as recém nascidas até às centenárias. Merecemos não para mostrar aos gringos do que somos capazes, nem para os homens. Merecemos para mostrar para nós mesmas do que somos capazes. Já escrevi em outro momento e repito hoje: Se um dia esse país se tornar uma potência será graças ao seu plantel feminino.
Que dia 2 chegue logo e até lá decido se me fantasio de Fátima, Pikachu, Oscar ou de mim mesma!
Comentários
Postar um comentário