Rituais de final de ano

 

É chegada a hora de falarmos sobre as superstições de Réveillon. Eu não sei se alguém já percebeu, mas elas não servem pra nada. Só dão trabalho e nos obrigam a seguir rituais que nem sabemos porque seguimos. Nem sequer paramos para pensar se faz algum sentido e deixa eu te contar baixinho pra não divulgar pra geral: Não faz o menor sentido! Não causa o menor efeito!

Eu quero que se apresente quem comeu lentilha e teve mais dinheiro? Quero saber quem pulou as sete ondas e não passou por nenhuma dificuldadezinha? Quem foi que comeu porco e viu a vida andar pra frente? Existe alguém nesse mundão que vestiu branco e teve só paz nos 365 dias seguintes? Mostra a tua cara quem guardou 12 sementes de uva na carteira, teve dinheiro nos 12 meses do ano e não teve que fazer malabarismo com boletos? E a calcinha de cor escolhida com todo o cuidado deu resultado? E o banho de sal grosso? Renovou tuas energias?

Tenho compreensão que rituais de passagem são importantes como é muito bem explicado por todas as gias do mundo (psicologia, sociologia, antropologia, etc). O ser humano desde que raspa galhozinho e bate pedrinha pra fazer faísca faz rituais. Há nisso tudo uma simbologia, se vivemos a verdade nua e crua, não vivemos. Há que se ter um quê de fantasia e esperança. O que proponho não é abolição dos ritos de final de ano, é mais uma inovação, criando um movimento de atualização das tradições de réveillon, que basicamente ressignificaria esses ritos e os deixaria mais de acordo com a realidade contemporânea.

Bora comer aves que tem queda drástica no preço dia 26 de dezembro e já começar o ano economizando dinheiro. Deixa de lado essa lentilha que é demorada de fazer, fica inflacionada nessa época do ano, ainda por cima vivemos em um país tropical e lentilha faz suar. Esse é o movimento que vai pisar nas ondinhas pra amassar, atropelar as dificuldades que certamente virão. Quero ver todo mundo de preto que é cor linda, não suja e tem mais utilidade no resto do ano. Planta as sementinhas da uva, quem sabe você consegue ter uma parreira no ano seguinte e a carteira mais limpinha. Vamos legitimar passar a meia noite sem sutiã e sem calcinha em busca de liberdade! O banho de sal grosso eu manteria, na pior das hipóteses, faz uma esfoliação, deixa a cútis mais luminosa e prepara o lombo para a ralação que se renova.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dedão da patente

Que país é esse?

Momento Olímpica