Oi! Quer ser minha amiga?

 

Tem circulado na intenet um vídeo da Jane Fonda falando que as amigas para ela são uma grande prioridade. A musa inclusive cita uma pesquisa da Harvard Medical School que revela que não ter amigas faz tão mal quanto fumar, então ela conclui que esse é nosso superpoder. Provavelmente, por isso a sociedade patriarcal, machista desacredita tanto esse vínculo que somos capazes de manter umas com as outras e cria competitividade, rixas que a fundo não existem.

Eu só escrevo hoje toda a semana nesse blog porque contei com o incentivo das minhas amigas. Há mais de uma década atrás confidenciei a uma amiga, quando estava em um momento meio desiludida com a vida: O que eu queria mesmo era escrever! E ela me disse: Então escreva! E entre hiatos de tempos, idas e vindas eu sigo aqui escrevendo, por causa dessa e de outras tantas amigas que me incentivam a seguir meu instinto, em me posicionar, a lutar com as armas que sei manejar. Muitas dessas mulheres incríveis se tornam crônicas, riem comigo e me dão liberdade para me apropriar de suas histórias. Sem a troca constante, sem os mil papos furados e outros tantos sérios eu não seriam quem eu sou.

O melhor dessas ligações que a gente faz na vida é que nem sempre é uma coisa de se falar todo dia, mas sim um gostar sem querer nada em troca, em estar ali para bater palmas na hora dos aplausos e estender a mão na hora do tombo. Algumas conhecemos há décadas e outras chegaram semana passada, mas estão lá andando de mãos dadas imaginárias contigo, conectadas em energia, em pensamentos.

Amanhã, sábado dia 27.05, vai ser um dia de celebrar as amizades e os feitos que elas me ajudaram a conquistar. Se uma amiga me disse há mais de uma década para eu escrever, outras tantas continuaram me apoiando, amigas novas foram chegando. Em uma conversa com uma dessas amigas que acreditam no meu potencial (muitas vezes mais que eu mesma) criamos um sarau e ela que conheço há sei lá umas duas décadas, e descobri no último mês que ela é praticamente um tinder de amigas, reuniu gente legal, em um lugar legal para celebrar a minha escrita, o meu livro “Crônicas de um fim do mundo antecipado”, um novo empreendimento na cidade e uma atriz que volta aos pagos.

Dia 27.05 vai ser o dia das amigas, de encontrar quem não vejo faz tempo e ver quem vejo toda a semana. Vai ser lindo, vai ter dramatização das minhas crônicas, vai ter declamação de poesia, cantoria e conversê sobre materinidade. Quer ser minha amiga? Não garanto que vai dar match, mas vale a tentativa, diz que evita câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, aparece lá no Analógico Café para o Sarau Analógico – Edição Mês das Mães, amanhã às 15 h. Vem experimentar o brownie da Ana, vem ver a Márjori, vem conhecer a Laura, a nossa tinder de amigas que nos juntou para fazer esse barulho bom. De quebra ainda vai ter feirinha de coisas legais, feita por gente legal, porque a amizade move mundo e empurra a gente pra frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano