Crônicas de um fim do mundo anunciado

 

Esse ano, em maio, bomdiasociedademachista.blogspot.com completará três anos. Quase não tenho o que dizer, literalmente, de tanto que já disse. Até o momento foram mais de 140 crônicas, muitos e muitos caracteres digitados nesse meu laboratório público de escrita criativa.

Com o fim da pandemia, as eleições definidas, posse tomada e tentativa de golpe anulada, achei que talvez me faltassem ideias, mas esse mundão doido não me decepciona, tá aí todo conectado pra não me deixar sem inspiração. O que não falta à vida e à sociedade contemporânea são causos cotidianos, bizarros, chocantes, engraçados e absurdos. Semana passada mesmo, enquanto me debatia pensando se eu ainda tinha assunto para alguma crônica li a seguinte manchete: Família encontra gata doméstica confundida com filhote de onça.

Opa, opa, opa! Para tudo! Obviamente não resisti e fui ler do que se tratava. Em um condomínio de gente doida encontraram uma pobre gata e chegaram a conclusão que era um filhote de onça. Chamaram os bombeiros, que olharam pra ela e concluíram erroneamente que era uma pequena onça. O que fizeram? Resgataram a pobre bichana que só tava dando um passeio pela vizinhança. Horas depois um morador mandou uma mensagem no grupo do condomínio com uma foto da sua gata, perguntando se ninguém tinha avistado a pet pelas redondezas, pois a mesma tinha sumido. O bando de vizinhos malucos, então se deu conta que o filhote de onça, na verdade era só a gata do vizinho. Ligaram de novo para os bombeiros para pedir que devolvessem o animal selvagem, que na verdade era doméstico. Eis que a equipe genial e super capacitada ao resgatar o animal, fez o quê? Entrou em contato com o Ibama? Claro que não, apenas jogou a pobre gata doméstica assustada na mata e de quebra disse que os oficiais não voltariam ao local para procurar pela bichana. Então, a família que teve seu animal de estimação subtraído, foi até a mata e a gata ao ouvir a voz de sua dona de apenas sete anos, voltou correndo, traumatizada, escandalizada, ultrajada, para o convívio familiar e acho que nunca mais sairá de casa para passear. Dito isso, creio que esse país mesmo sem um descapacitado na presidência, e o planeta terra, mesmo sem o caos sanitário ainda me trará muita inspiração.

Para comemorar o tanto que já caminhei até aqui e o tanto que tenho para caminhar, torcendo para não ser confundida com nenhum animal selvagem em breve lançarei meu livro com uma coletânea de parte das crônicas já publicadas neste blog. “Crônicas de um fim do mundo antecipado” será lançado pela Caravana Grupo Editorial, essa editora incrível que já me acompanha e que faz um trabalho raro de trazer para o mercado autores que buscam seu lugar na selva, mas que como tem uma equipe capacitada, não nos joga no mato e diz: “Te vira!” e sim nos apoia compreendendo que juntos somos mais fortes.

O livro já está em pré-lançamento. É possível adquirir seu exemplar pelo site da editora www.caravanagrupoeditorial.com.br ou diretamente comigo. Dessa vez como a pandemia vai ficando para trás, em breve teremos um evento de lançamento em Porto Alegre, na Banca da Serra (@bancadaserrapoa), que além de ser um lugar fantástico para adquirir vinhos, queijos, frios e outras iguarias típicas da serra gaúcha, também incentiva a cultura local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano