Então é natal. O que você fez?

 

A Simone está cantarolando pelo Brasil “Então é natal, o que você fez?” e tem uma galera que esse ano que está revoltada com a letra da música. Confesso que acho que já não era sem tempo essa canção gerar uma revolta popular. Desde a década de 90, nessa época do ano, em qualquer loja que a gente entre ou pare na porta pra aproveitar o geladinho do ar-condicionado ouve-se o questionamento sendo cantado. Se você observar com cuidado vai notar que loja cara, não coloca essa música a tocar, mas loja popular fica lá fazendo o trabalhador consumir pela depressão que a canção gera.

O bom é que Simone nos coloca no clima pra encontrar pessoas que não vemos há tempos e irão nos perguntar: O que você fez? E a gente que vive em uma sociedade em que as pessoas têm que estar em constante produção fica meio sem resposta, porque a maioria de nós não ganhou um prêmio nobel, não venceu uma maratona (pode até ter corrido, mas de 2020 pra frente se não postou não tem valor) e parece que não fizemos nada demais.

Mas você já parou pra pensar em tudo que fez esse ano? Deve ser coisa pra caramba! Eu resolvi sair da vibe negativa e entrar na positiva. Fiz uma listinha curta de várias coisas que qualquer ser humano prosaico faz e é muita coisa. A chave da questão é como dizemos o que fazemos. Em uma sociedade de consumo a forma como divulgamos o nosso PIB pessoal, é a alma do negócio inclusive para nos enxergarmos produtivos e capazes de responder ao questionamento. Veja minha pequena lista. Tenho certeza que boa parte dos feitos abaixo você também realizou.


1) Sobrevivi! (se você está lendo isso é porque também sobreviveu à 2022, um baita feito)

2) Criei gente, lidei com o futuro da nação.

3) Produzi sozinha mais de 720 litros de xixi. (veja bem, isso quase enche uma piscininha de 1000 litros)

4) Dei entorno de um 1milhão e 600 mil passos.

5) Produzi por baixo umas 1400 refeições pra família.

6) Coloquei milhares de micro particulas em movimento, fazendo a energia fluir (ao varrer a casa).

7) Preservei o meio ambiente, separando quilos e quilos de lixo. (tô bem melhor que muita indústria por aí)

8) Tive tempo de qualidade com minhas amigas (qualidade vale mais que quantidade).

9) Cortei bem mais de duas mil unhas.

10) Me exercitei regularmente.

11) Fiz trabalho voluntário (para a minha família e para mim mesma).

12) Assisti 363 episódios de uma mesma série, foram mais 272 horas dedicadas a isso. (Grey’s Anatomy roubou meu coração).

13) Li mais de uma dezena de livros.

14) Não desejei mal a quase ninguém.

15) Mantive meu réu primário.

16) Acompanhei a apuração das eleições e não tive uma síncope, o que me bota de volta no topo da lista, afinal sobrevivi.

Então, é natal! E você, assim como eu provavelmente fez coisa pra c@r@lho, coisas que nem estão nessa lista, e não precisa dar explicação nem pra Simone, nem pra música, nem pro parente chato que quer saber se você já conseguiu mudar o mundo. O bom é que se surgir a pergunta, dá pra responder com um dos seus grandes feitos. O meu preferido é a produção de 720 litros de xixi, porque nunca tinha parado pra calcular o quanto se mija em um ano.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano