end-of-the-year-fatigue
E já foi dada a largada para a corrida do final de ano! Tenho a sensação que o ano vai bem até junho, julho. Quando chega agosto as pessoas já começam a comentar: "Oh já passou do meio do ano!" e de repente quando a gente vê, tropeça e cai no meio de novembro. Pronto o ano tá acabando! A vida vira uma gincana.
Não há um final de semana vago. Todos são ocupados pelas mais variadas confraternizações, apresentação de colégio, troca de faixa do judô, troca de corda da capoeira, encontro das amigas que estão se prometendo um cafezinho desde agosto, pré natal com a família, pós natal com a família do conjê, formatura do colégio, falar com o Papai Noel no shopping, comprar luzinhas piscas piscas que queimam todos os anos, montar a decoração de natal, aniversário das pessoas que tiveram a audácia de nascer nessa época do ano e sobrecarregar ainda mais o fim de ano.
Mal passou a metade de novembro e agenda já está quase que 100% preenchida até 2023 e eu nem sou um ser super sociável. Tô chegando naquele momento que começam a surgir mais de um compromisso por dia no sábado e no domingo. A areia tá tão movediça que fui buscar por uma explicação psíquica, holística, transcendental, ancestral ou qualquer coisa que acalmasse essa mente e esse coraçãozinho que bate em ritmo acelerado tentando dar conta de tudo. Encontrei um artigo em inglês cujo título era "Are you experience the end-of-the-year-fatigue?" (Em tradução livre: “Você está experimentando o cansaço do final do ano?”). O autor do artigo explicava que o fenômeno se dá basicamente porque as pessoas têm pressa pra fazer tudo o que não fizeram durante o ano, rever as pessoas que não viram e as coisas se acumulam.
O que eu acho interessante é que apesar do end of the year a life continues em 2023. Há coisas que poderiam ser jogadas para janeiro e assumir um novo simbolismo, por exemplo: encontro de início de ano dos amigos que só se veem uma vez por ano. Já entra o ano com a questão resolvida, daí no final do ano que vem também não tem esse problema. Outra coisa que deve ser boa de agendar para os primeiros dias de janeiro: comprar luzinhas e enfeites de natal. Já deixa o clima de natal preparado e ainda pega promoção nos artigos que estão saindo das prateleiras para dar espaço para as fantasias de carnaval.
Confesso que apesar da end-of-the-year-fatigue, que mesmo estando corrido e seja meio clichê, eu adoro final de ano. E esse final de ano vem com gostinho especial, mais colorido, mais florido, mais animado, sem dúvida mais esperançoso, porque se tudo ocorrer dentro do esperado dia 01 de janeiro de 2023 será dia de renascimento como a muito tempo não vivenciávamos, dia de festa, dia da musiquinha de final de ano da globo fazer sentido e ser musiquinha de início de era para o Brasil:
“Hoje, é um novo dia de um novo tempo que começou
Nesses novos dias, as alegrias serão de todos, é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier”
Comentários
Postar um comentário