Amados Pedagog@s

 

Eu não sei bem como dizer isso, mas preciso ter um papo sério com os pedagog@s.

Querid@s, acho que devo começar deixando claro que admiro demais o trabalho de vocês. Honestamente, vocês foram as pessoas que eu mais senti saudade durante a pandemia e o distanciamento social! A maioria das vezes que eu quis chorar nesse período foi devido a falta que vocês me faziam.

Ah vocês são incríveis!!! Mas, eu com toda minha humildade materna e respeito, queria dar uma dica. Não dá mais pra mandar dever de casa pedindo pra criança recortar jornal ou revista. Vou fazer uma revelação bombástica: Ninguém mais tem jornal e revista! Cada vez que chega uma tarefa dessas aqui em casa ( o que não é pouco, por que são duas crianças) eu fico me perguntando se devo recortar o celular, o computador ou tablet?

Talvez, vocês estejam me achando meio tosca e pensando: Aí porque não imprime uma página qualquer da internet! Eu até já tentei, mas uma criança que recebe uma instrução de uma professora para recortar um jornal ou uma revista, não aceita cortar uma folha impressa pela mãe. Isso é até bom sinal, sinal do respeito que elas têm por vocês.

Daí o que acontece? A mãe no caso se torna uma ladra de revista. Vai em consultório médico e rouba revista, quase marca consulta só pra isso. Vê uma pilha de jornal de distribuição gratuita e “discretamente” coloca embaixo do braço metade da pilha. Inclusive, isso prejudica a distribuição do jornal gratuito, o pessoal responsável pela distribuição pensa que tá chegando em 30 casas e na verdade eu to roubando 30 exemplares.

Semana passada eram dois deveres de casa com essa instrução da década de oitenta. Eu tava só cuidando o jardim de uma casa da vizinhança, lar de um casal de velhinhos de uns 90 anos. As únicas pessoas que leem e assinam jornal impresso em uma raio de 5 quilômetros, mas fiquei com pena deles. Não tive coragem de esticar meu braço pela grade do portão e surrupiar o jornal do dia que estava ali estendido no gramado, iluminado pelo sol poeticamente envolto em plástico daqueles bom pra engasgar tartaruga. Além do mais eles tem dois pugs que talvez me denunciassem. Imagina que manchete horrível em algum jornal digital: Mãe tem braço dilacerado por pugs quando tenta roubar jornal impresso de casal de idosos para que filhas pudessem fazer trabalho escolar.

Pode ser que vocês tenham me lido até aqui e estejam me achando uma ignorante. Pensando que para a criança é necessário fazer o exercício de procurar palavras e imagens, recortar e colá-las em outra folha. Eu super compreendo isso, mas queria pedir encarecidamente que vocês, pedagog@s, dessem uma atualizada nesse sumário da tarefa. Sugestão, que tal colocar assim, por exemplo: Recortar de revista, jornal ou folha impressa por um de seus responsáveis. Ando com medo de me tornar uma conhecida ladra em série que pratica roubos de revistas e jornais até quando não precisa deles. Queridos, eu ajudo vocês, mando pro colégio umas guriazinhas bem educadinhas e respeitosas, embora não possa ter muita certeza de como é o comportamento de massa em sala de aula, vamos ajudar essa mãe que já começa a suar frio nos dias que vem dever de casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano