Prós e Contras

 

Ano eleitoral é preciso fazer pesquisa, levantamentos sobre o que os candidatos têm a nos oferecer e a oferecer ao país. Resolvi fazer uma rápida avaliação de tudo que o atual governo me tirou e o que me trouxe.

Bom, comecemos pelo que me foi tirado, acho que é mais fácil. Em primeiro lugar posso citar as cores da bandeira nacional. Hoje não consigo nem fazer duas marias chiquinhas nas minhas filhas com borrachinha verde e amarela. Ou é tudo verde ou é tudo amarelo, as duas cores juntas me dão medo de ser confundida com um pró-governo, e olha que já fui daquelas brasileiras que usava chinelo Havaiana com bandeirinha, tinha canga da bandeira nacional, mas agora não tá rolando. Também roubaram minha esperança, ela ainda brilha meio lusco fusco, mas não é aquela coisa que invade o meu ser e me domina. Aniquilaram qualquer possibilidade de eu torcer pela seleção brasileira de futebol. Levaram embora meu poder de compra. Tiraram de mim até um tanto da minha leveza, do meu riso fácil, da minha dignidade.

Até aqui só falei sobre o que esse governo me tomou, mas e o que me foi trazido por ele? Pensei que eu nem ia ter o que colocar na lista de coisas que me foram acrescidas, ledo engano esse governo me trouxe muitas coisas. Nesses últimos quatro anos o governo me trouxe uma vergonha enorme de ser brasileira que até então eu nunca tinha sentido. Quando Temer me fez pensar que nada poderia ser pior, descobri que o poço era sem fundo. Também retomei uma habilidade de fazer conta de cabeça no supermercado que tinha esquecido possuir. Fui brindada com a necessidade de me alienar das notícias por vinte quatro horas para garantir não hiperventilar. Outra coisa importante que ganhei foi uma grande insegurança física por ser mulher de esquerda que até então ignorava. Esse governo também me tornou mais caseira, qualquer saidinha custa uma fortuna e la plata me fará falta em algum momento. Hoje também tenho uma preocupação com o futuro, que não tinha antes, em especial com o futuro das minhas filhas. Quando pensei que poderia criar minhas meninas com a chance única de, com exemplos práticos, explicar conceitos como: inflação, desigualdade social, insegurança alimentar, violência contra a mulher, racismo, homofobia, milícia, queima de arquivo, genocídio, assassinato de ativista, nazismo, extremismo, intolerância? Esse governo também me trouxe uma falta de saco com as falas falaciosas suas e de seus fiéis seguidores que eu desconhecia. Não há argumentos com quem cria o conceito de mamadeira de piroca e nem com quem acredita piamente nisso. Não há como adentrar nesse cérebro de queijo suíço podre e manter um diálogo minimamente decente.

E você aí pensando que eu não ia encontrar coisas que esse governo tivesse acrescido à minha vida? Essa é uma lista muito doida, tipo uma coluna de prós e contras, onde até os prós são contras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano