Pandemia Office

 

Ninguém tem comentado, mas uma grande prejudicada nessa pandemia é a Home. A coitada da Home está sobrecarregada. Da noite para o dia foi reinventada virou Home Office, Home Schooling, Home Gym, Home Restaurant, Home Pub, Home Playground. Ela não estava preparada para isso também. Há quem tenha em um espaço pequeno escorregador, computador, balanço, vinho, escrivaninha, mesa de jantar, cadeirinha de alimentação, barraca infantil, bicicleta, esteira, altere, livro, gato, cachorro. Sem contar os habitantes da casa, é claro.

Como a Home não estava preparada para isso há chances de que algumas funcionalidades boas, como o Home Office, fiquem mal vistas. O Home Office em seu estado ideal pode ser uma boa ideia. Menos tempo no trânsito, menos poluição, mais flexibilidade no horário de trabalho, otimização do tempo, mas repito isso em um cenário ideal. No atual contexto podíamos chamar em vez de Home Office de Pandemia Office.

O Pandemia Office, não é Home Office, ele é improvisado, ele tem colisão de horário com o Pandemia Schooling e o Pandemia Playground. Aqui em casa somos dois adultos trabalhando. O meu marido trabalha remuneradamente 40 horas semanais pelo menos. Eu trabalho mais ou menos umas 15 horas de trabalho remunerado (porque trabalho doméstico, não remunerado, devo estar fazendo umas 50 horas semanais desde o início da pandemia). No meio dessas horas de trabalho remunerado tudo acontece. Eu às vezes estou dando aula e preciso sair para limpar uma bunda. Há dias em que preciso apartar uma briga. Já aconteceu da minha filha mais velha dar palpites na minha aula (sendo que ela nem sabe o conteúdo). Outra coisa muito comum é os meus alunos aprenderem inglês com a trilha sonora da Patrulha Canina. Um dia desses enquanto eu dava aula em outro cômodo (minhas filhas estavam com a minha mãe na sala), o meu marido achou adequado servir um leite condensado de caixinha a menos de meio metro do computador. Vocês já apertaram caixinha de leite condensado? Faz barulho de peido! Parecia que eu dava um sonoro e prolongado peido.

Com o meu marido também já tivemos algumas situações engraçadas. Ele muitas horas da semana está em reunião e eu muitas vezes tenho que passar atrás dele para pegar o controle do portão, ou pegar alguma coisa no nosso escritório, que apesar de ser nosso anda sendo muito mais dele, por causa do tempo trabalhando. Eu passo como aquela sombra atrás, que só passa, tipo “passei e ninguém me viu”. Claro, que todo mundo vê, mas faz de conta que não. Isso na verdade dos problemas é o menor, em muitos momentos já me senti como a Jung – a Kim, aquela mãe coreana, que entrou abaixada na entrevista ao vivo que o marido dela dava para a BBC para retirar as crianças que tinham invadido o escritório. As invasões aqui em casa são muitas. A protagonista, geralmente, é nossa filha mais moça de 3 anos. Ela é a rainha de dar uma escapada e literalmente arrombar a porta que está fechada para fazer uma visita ao pai e lá vou eu buscar a pequena. Confesso que não entro abaixada, já que ela invadiu mesmo, não vejo problema em ir altiva retirar a metida. Mais de uma vez ela entrou despercebida e meu marido só se deu conta quando as outras pessoas da reunião começaram a rir da situação. Outro dia fui obrigada a entrar (de gatinho) embaixo da mesa que ele trabalha, porque a terrorzinha das nossas vidas entrou sob a mesa e se enroscava nos fios do computador e do modem. Sim, ele estava em reunião com várias pessoas que presenciaram a cena. Sem contar às vezes que ele precisa mutar o computador por causa dos gritos, sejam delas brincando, brigando, sejam meus dando uma bronca ou uma ordem mais enfática mesmo.

Sem dúvida essa não é a melhor condição (e ainda assim somos privilegiados, afinal tem muita gente se expondo por falta de opção), mas imagina que prático é se você trabalhar em uma situação ideal. Crianças no colégio, crianças em suas atividades, escritório real em casa e adaptado para isso. Cada um trabalhando no seu cantinho, sem interrupções, sem televisão fazendo papel de babá eletrônica, com o mínimo de invasão do home no office e do office no home? Pode ser bem prático, inclusive para se ter mais tempo para a família e lazer.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fica bem 2023

A pontezinha do Sakae's

Rituais de final de ano